Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

STJ: Cabimento de prisão domiciliar aos presos que cumprem pena em semiaberto e aberto que tiveram suspenso o exercício do trabalho externo em razão da pandemia.

Por Jeferson Freitas Luz

Publicado por Jeferson Freitas Luz
há 4 anos

A revogação dos benefícios concedidos aos reeducandos configura flagrante ilegalidade, sobretudo diante do recrudescimento da situação em que estavam na execução da pena, todos em regime semiaberto, evoluídos à condição menos rigorosa, trabalhando e já em contato com a sociedade.

A adoção de medidas preventivas de combate à pandemia da covid-19 extremamente restritivas não levaram em conta os princípios norteadores da execução penal (legalidade, individualização da pena e dignidade da pessoa humana), nem a finalidade da sanção penal de reinserção dos condenados no convívio social, pois a suspensão do exercício do trabalho externo daqueles em regime semiaberto traz degradação à situação vivida pelos custodiados que diariamente saem do estabelecimento prisional para laborar, readaptando-se à sociedade; portanto, a obrigação de voltar a permanecer em tempo integral na prisão representa alteração na situação carcerária de cada um dos atingidos pela medida de extrema restrição.

É preciso ter em mente que o recrudescimento da situação prisional somente é admitido em nosso ordenamento jurídico como forma de penalidade em razão de cometimento de falta disciplinar, cuja imposição definitiva exige prévio procedimento disciplinar, com observância dos princípios constitucionais, sobretudo da ampla defesa e do contraditório.

Assim, é preciso dar imediato cumprimento à Resolução n. 62/CNJ, como medida de contenção da pandemia causada pelo coronavírus (covid-19), notadamente ao disposto no inc. III do art. 5º, que dispõe sobre a concessão de prisão domiciliar para todas as pessoas presas em cumprimento de pena em regime aberto e semiaberto, mediante condições a serem definidas pelo juízo da execução.

HC 575.495-MG, Rel. Min. Sebastião Reis Júnior, Sexta Turma, por unanimidade, julgado em 02/06/2020, DJe 08/06/2020

Fonte: Informativo n. 673 STJ

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica.
  • Publicações363
  • Seguidores69
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações503
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-cabimento-de-prisao-domiciliar-aos-presos-que-cumprem-pena-em-semiaberto-e-aberto-que-tiveram-suspenso-o-exercicio-do-trabalho-externo-em-razao-da-pandemia/871208630

Informações relacionadas

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 2 anos

STJ: É ilegal a requisição, sem autorização judicial, de dados fiscais pelo Ministério Público.

Jeferson Freitas Luz, Advogado
Notíciashá 3 anos

Informativo STJ: Recurso adequado para impugnar a decisão que recusa a homologação do acordo de colaboração premiada.

Penalista Ninja
Artigoshá 8 anos

Prisão Domiciliar – Quando o seu Cliente tem direito?

Bianca Ragasini, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo de petição inicial - revisional de alimentos [atualizado 2022]

Wellington Lima Luís Lima Pereira, Advogado
Modelosano passado

modelo pedido de prisão domiciliar sob monitoração eletrônica -(Tornozeleira)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)