Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

STJ: Não se admite o princípio da insignificância na prática de estelionato qualificado por médico que, no desempenho de cargo público, registra o ponto e se retira do hospital.

Por Jeferson Freitas Luz

Publicado por Jeferson Freitas Luz
há 4 anos

Cinge-se a controvérsia a saber acerca da possibilidade do trancamento de ação penal pelo reconhecimento de crime bagatelar no caso de médico que, no desempenho de seu cargo público, teria registrado seu ponto e se retirado do local, sem cumprir sua carga horária.

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça não tem admitido, nos casos de prática de estelionato qualificado, a incidência do princípio da insignificância, inspirado na fragmentariedade do Direito Penal, em razão do prejuízo aos cofres públicos, por identificar maior reprovabilidade da conduta delitiva.

Destarte, incabível o pedido de trancamento da ação penal, sob o fundamento de inexistência de prejuízo expressivo para a vítima, porquanto, em se tratando de hospital universitário, os pagamentos aos médicos são provenientes de verbas federais.

Portanto, destaca-se que não se admite a incidência do princípio da insignificância na prática de estelionato qualificado por médico que, no desempenho de cargo público, registra o ponto e se retira do hospital.

Fonte: Site STJ - Informativo nº 672

AgRg no HC 548.869-RS, Rel. Min. Joel Ilan Paciornik, Quinta Turma, por unanimidade, julgado em 12/05/2020, DJe 25/05/2020

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica.
  • Publicações363
  • Seguidores69
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações530
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-nao-se-admite-o-principio-da-insignificancia-na-pratica-de-estelionato-qualificado-por-medico-que-no-desempenho-de-cargo-publico-registra-o-ponto-e-se-retira-do-hospital/864461665

Informações relacionadas

Câmara dos Deputados
Notíciashá 13 anos

Cassado não poderá assumir cargo de confiança em governo ou partido

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Artigosano passado

Tudo sobre princípio da insignificância (Direito Penal)

Flávio Tartuce, Advogado
Notíciashá 4 anos

Resumo. Informativo 672 do STJ.

Resposta à Acusação - TJSP - Ação Estelionato - Ação Penal - Procedimento Ordinário

Bruno Gilaberte, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

"Body stalk" não é igual à anencefalia fetal, mas permite o aborto

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)