Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

TJRS: Não conhecimento de Habeas Corpus impetrado com carência documental.

Por Jeferson Freitas Luz

Publicado por Jeferson Freitas Luz
há 4 anos

O Egrégio Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no julgamento do Habeas Corpus nº 70084196781, negou conhecimento em razão de o HC ter sido impetrado com carência documental.

O I. Desembargador Relator ressaltou que o Habeas corpus foi impetrado por paciente assistido por profissional do Direito, que firmou a impetração, sem instruí-la convenientemente, apenas alegando a existência da coação e nada provando; não merecendo, portanto, ser conhecido, pois a prova da alegação incumbe a quem a fizer (art. 156 do CPP).

Ressaltou que a situação seria diversa se o próprio paciente tivesse firmado a impetração; daí as informações seriam requisitadas e a ordem, no mínimo, seria conhecida e apreciado o seu mérito.

Portanto, em sendo impetrado por profissional habilitado e com inexistência de documentos comprobatórios das alegações formuladas, é caso de não conhecimento da ordem de Habeas Corpus.


(Habeas Corpus Criminal, Nº 70084196781, Primeira Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Manuel José Martinez Lucas, Julgado em: 08-05-2020)

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica.
  • Publicações363
  • Seguidores69
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações146
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjrs-nao-conhecimento-de-habeas-corpus-impetrado-com-carencia-documental/843967504

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)