Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

TJRS: Desnecessidade de exame criminológico para progressão de regime e livramento condicional.

Por Jeferson Freitas Luz

Publicado por Jeferson Freitas Luz
há 4 anos


Muito se questiona sobre a (des) necessidade de realização de exame criminológico prévio à concessão de progressão de regime e livramento condicional.

Levada essa questão, recentemente, ao Egrégio Tribunal de Justiça Gaúcho, fixou-se entendimento pela desnecessidade, salvo que haja demonstração de efetiva necessidade. Nesse sentido:

AGRAVO EM EXECUÇÃO (ARTIGO 197 DA LEP). DESNECESSIDADE DE EXAME CRIMINOLÓGICO PRÉVIO À CONCESSÃO DE LIVRAMENTO CONDICIONAL. INCONFORMISMO MINISTERIAL. Com efeito, a nova redação dada ao artigo 112, da LEP, afasta a imprescindibilidade de ser realizado previamente o exame criminológico para verificação do requisito subjetivo exigido para a progressão de regime ou livramento condicional. É verdade que o estudo psicossocial pode ser realizado, no entanto, é necessária a demonstração de sua necessidade pelo juízo, uma vez que exigida motivação da decisão, conforme estabelecido na Súmula nº 439, do STJ. No presente feito, entretanto, não há demonstração da necessidade de ser realizado o referido exame, razão pela qual viável a manutenção da decisão recorrida. AGRAVO DESPROVIDO.(Agravo de Execução Penal, Nº 70083862565, Segunda Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: José Antônio Cidade Pitrez, Julgado em: 12-03-2020)

Como se percebe, fundamentou-se com base na Súmula 439, do Superior Tribunal de Justiça, no sentido de que admite-se o exame criminológico pelas peculiaridades do caso, desde que em decisão motivada.

Portanto, o entendimento é pela desnecessidade de realização do exame criminológico, salvo decisão devidamente fundamentada.

Fonte: Site TJRS

Instagram: @jeferson_freitasl

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica.
  • Publicações363
  • Seguidores69
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações359
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjrs-desnecessidade-de-exame-criminologico-para-progressao-de-regime-e-livramento-condicional/835496256

Informações relacionadas

Abr Jurídico e Contabilidade, Contador
Artigoshá 6 anos

Sonáli da Cruz Zluhan, a juíza gaúcha que não acredita em cadeia

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Habeas Corpus Criminal: HC XXXXX RS

Alexis Gabriel Madrigal, Gestor Público
Notíciashá 5 anos

Pena restritiva de direitos de prestação de serviços à comunidade ou à entidades publicas.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)