Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STJ: Encomendar drogas, mesmo sem a entrega efetiva, configura crime de tráfico.

Por Jeferson Freitas Luz

Publicado por Jeferson Freitas Luz
há 4 anos

A mera encomenda de drogas, sem a entrega efetiva, configura o crime de tráfico ilícito de entorpecentes, previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006? Esse questionamento foi levado, recentemente, ao Superior Tribunal de Justiça.

No caso em questão, os réus foram denunciados por tráfico - e condenados pelo juízo de Primeiro grau - por terem encomendado drogas para revender, sendo que a droga foi apreendida pela polícia antes da entrega. Assim, houve a encomenda, mas não receberam-na.

Em recurso defensivo ao Tribunal de origem, a sentença foi reformada para absolver os acusados, visto que a droga foi apreendida antes da efetiva entrega, de modo que não poderia se falar em consumação do delito, mas somente em ato preparatório.

Todavia, em recurso do Ministério Público, o Superior Tribunal de Justiça, no RESP nº 1.384.292 - MG , entendeu ´´desnecessária, para a configuração do delito, que haja a efetiva tradição ou entrega da substância entorpecente ao seu destinatário final´´.

Basta, segundo o ministro Rogerio S. Cruz, ´´a prática de uma das dezoito condutas relacionadas a drogas – importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer – para que haja a consumação do ilícito penal´´.

Desse modo, por entender que o crime de tráfico é unissubsistente, a realização da conduta esgota a concretização do delito, de modo que não se pode falar em meros atos preparatórios, mas sim no crime de tráfico de drogas.

Fonte: Site STJ

Acórdão: https://ww2.stj.jus.br/processo/revista/documento/mediado/?componente=ITA&sequencial=1921251&num_registro=201301684048&data=20200317&formato=PDF

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica.
  • Publicações363
  • Seguidores69
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações425
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-encomendar-drogas-mesmo-sem-a-entrega-efetiva-configura-crime-de-trafico/830672789

Informações relacionadas

Caio Rivas, Advogado
Artigoshá 7 anos

Pode a autoridade policial acessar os dados do celular do indivíduo sem autorização judicial?

Tomás Malveira, Advogado
Modeloshá 4 anos

Relaxamento de Prisão em Flagrante

Diego Bastos Moraes, Advogado
Modeloshá 4 anos

Execução de título extrajudicial - Confissão de dívida

Silvimar Charlles, Bacharel em Direito
Artigoshá 6 anos

Iter Criminis: Tentativa, o que é? E quais crimes não admitem tentativa?

Jovem preso injustamente por 10 dias, após ser confundido com filho de traficante, é solto no Rio

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)