Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

STJ: Pesquisa Pronta destaca julgamentos sobre homologação de sentença estrangeira e honorários advocatícios.

Publicado por Jeferson Freitas Luz
há 3 anos

A página Pesquisa Pronta disponibilizou novos entendimentos do Superior Tribunal de Justiça. Confira:

Honorários advocatícios

Ausência de citação da parte demandada. Honorários advocatícios. Fixação: possibilidade?

A Segunda Seção, no julgamento dos EDcl no AgInt na Rcl 36.771, afirmou que "não angularizada a relação processual mediante a citação do beneficiário do ato impugnado (artigo 989, inciso III, do CPC/15), em razão do indeferimento liminar da petição inicial da reclamação, é incabível a fixação de honorários advocatícios de sucumbência". O recurso é de relatoria da ministra Nancy Andrighi.

Homologação de sentença estrangeira

Homologação de sentença estrangeira. Análise do mérito: possibilidade?

No julgamento da HDE 2.654, relatada pelo ministro Herman Benjamin, a Corte Especial afirmou que "o STJ exerce juízo meramente delibatório nas hipóteses de Homologação de Sentença Estrangeira. Vale dizer: cabe ao STJ, apenas, verificar se a pretensão trouxe os documentos exigidos e se atende aos requisitos previstos nos artigos 3º e 5º da Resolução STJ 9/2005 e nos artigos 216-C1 e 216-D do Regimento Interno do STJ, bem como se não fere o disposto no artigo 216-F do RISTJ e no artigo 6º da citada Resolução".

Fonte: Site STJ

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica.
  • Publicações363
  • Seguidores69
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações75
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-pesquisa-pronta-destaca-julgamentos-sobre-homologacao-de-sentenca-estrangeira-e-honorarios-advocaticios/1147063141

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)